Bem Vindo à EXPO Cambaúba 2009 - Grupo de Geometria

Sob a orientação da Professora de Matemática Ana Paula, os alunos do 8o. ano prepararam para a Expo 2009 da Escola Modelar Cambaúba este Blog com o objetivo de fazer um estudo das mais diferentes formas geométricas encontradas na arquitetura, nas construções, parques e quaisquer lugares interessantes que fazem parte da nossa Ilha do Governador.

Aproveitando-se deste maravilhoso meio de comunicação, a internet, o grupo decidiu avançar ainda mais nos estudos da Ilha trazendo informações sobre sua história, suas características físcas, populacionais, suas curiosidades, além de falarmos um pouco também sobre nossa querida escola que este ano está completando 50 anos de atividades ininterruptas.

Você está convidado para participar desta Expo! Deixe aqui seus comentários, sua participação. Volte sempre e se gostar ajude-nos a divulgar !

Valeu ! Um abração!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mais um pouco da história da Ilha




A Ilha do Governador é hoje um importante bairro do Rio de Janeiro, reunindo um comércio significativo, indústrias, e aproximadamente 400 mil habitantes além de receber diariamente uma população flutuante de trabalhadores e consumidores que impulsionam uma vibrante economia, em franco desenvolvimento. Tudo isso sem perder o status de bairro residencial, tranqüilo, agradável e com vida noturna. Para chegar até este estágio, a Ilha atravessou os anos, desde o seu descobrimento em 1502, pelos portugueses, crescendo em ritmo cada vez mais acelerado, integrando-se ao continente e reservando na cidade do Rio um espaço nobre e uma função participativa, conquistada pela atuação de cidadãos com espírito pioneiro, interessados no seu desenvolvimento.

Desde aqueles tempos remotos, em que D. João VI vinha para cá caçar em coutada, a Ilha é um lugar que conquista as pessoas e até mesmo desperta "paixões", o que justifica o rótulo de "bairrista" atribuído aos seus moradores atuais.

Com 32 quilômetros de área é a maior ilha da Baía da Guanabara. Chamada pelos índios Temiminós, seus originais habitantes, de Paranapuã, mais tarde recebeu o nome europeu de Ilha dos Marcajás - espécie de gato selvagem que era abundante na Ilha. O nome Ilha do Governador só surgiu depois de 1568, quando mais da metade da ilha foi doada por Mem de Sá a seu sobrinho Salvador Corrêa de Sá, nomeado Governador da Capitania do Rio de Janeiro.

A história do desenvolvimento da Ilha do Governador começou, sem dúvida, a partir da sua ligação com o continente. O papel dos transportes, até os dias atuais, é importantíssimo para que o crescimento não pare, as primeiras barcas - a vapor - atracavam na Freguesia e depois também no Galeão e na Ribeira e chegaram em 1838. Antes disso a Ilha era servida por embarcações à vela. Internamente, foi inaugurada uma linha de bondes, em 1922, ligando o Cocotá à Ribeira, sendo estendida posteriormente até o Bananal e outros bairros.

A travessia Praça XV-Ribeira em barcas foi reativada em 1986, depois de muitos anos de paralisação e diversos movimentos populares pela volta do serviço, como o que divulgava o slogan "Barcas: a Ilha merece". Quando voltaram as barcas, a Ilha recuperou também o serviço de aerobarcos, hoje desativado, que fazia a travessia Ribeira-Praça XV em 12 minutos.

Os moradores da Ilha reivindicam ainda um novo terminal para barcas, no Cocotá, localidade considerada mais central. A questão ainda é pauta permanente nos debates comunitários e políticos.

No ano de 1995, concluiu-se a obra de alargamento da estrada que passou a ter três pistas em cada sentido e pouco depois foi concluída a ligação Tubiacanga-Canárias que desvia todo o trânsito dirigido à Portuguesa, Village, Moneró, Cocotá, Tauá, Bancários e Freguesia por um caminho paralelo, desafogando ainda mais o fluxo na Estrada do Galeão.

O grande marco do desenvolvimento da Ilha, porém, foi a construção das pontes, ligando a Ilha do Governador à do Fundão e essa ao continente, em 1949. A linha de ônibus Mauá-Governador, da companhia Paranapuã, foi a primeira a fazer a travessia de passageiros pela nova ligação. Seis anos depois, em 1955, a viação ideal instalou-se para aumentar as opções dos moradores da Ilha com suas linhas. As duas empresas operam até hoje no bairro e são responsáveis por quase todas as linhas internas e de ligação com o continente.

A partir de 1952, uma nova maneira de chegar à Ilha tornou-se possível: por via aérea, com a inauguração do Aeroporto Internacional do Galeão. Em 1977 ganhamos o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - AIRJ, o maior complexo aeroportuário da época, com capacidade inicial para seis milhões de passageiros/ano, passando o Galeão a ser apenas terminal de cargas. O projeto do AIRJ consta da construção de quatro terminais de passageiros, a serem construídos à medida que a demanda do tráfego exija. Atualmente, diversas empresas de aviação operam no AIRJ, ligando o Rio de Janeiro - da Ilha do Governador - às principais cidades do mundo. O segundo terminal, já foi concluído e já se encontra em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do blog?