

A Ilha do Governador é hoje um importante bairro do Rio de Janeiro, reunindo um comércio significativo e aproximadamente 250 mil habitantes, além de uma população flutuante de trabalhadores e consumidores que impulsionam uma vibrante economia, em franco desenvolvimento. A Ilha, que há décadas atrás era um balneário para a classe média carioca, hoje tem características de cidade grande, sem perder suas particularidades e o status de bairro residencial.
Com 42 quilômetros quadrados de área, a Ilha do Governador é a maior Ilha da Baía de Guanabara. A arquitetura moderna do final do século XX convive harmoniosamente com prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Jardim Guanabara.
Vários bairros da Ilha possuem nomes de origem indígena e outros são também muito esóticos: Zumbi, Cocotá, Cacuia, Guarabu, Paranapuã, Itacolomi, Tubiacanga, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Portuguesa, Bananal, Ribeira, Moneró, Freguesia, Pitangueiras, Galeão, Bancários, Tauá.
Morar na Ilha é sentir-se "em casa", é poder usufruir do bucolismo das pequenas cidades do interior num bairro que cresce, trabalha e gera grandes negócios em seus limites que vão além dos geográficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário