CAMBAÚBA: HÁ 50 ANOS APRENDENDO COM VOCÊ !
Um Pouco de Nossa História
No ano de 1959, quando a Ilha do Governador era um bairro de escasso número de escolas e de reduzidos meios de transporte coletivo, um grupo de dezesseis famílias teve a idéia de fundar uma escola sem finalidade lucrativa, onde todos se sentissem responsáveis pela sua manutenção e crescimento. Nascia assim a Associação da Escola Modelar Cambaúba atingindo apenas uma clientela de pré-escolar e das séries iniciais do antigo Curso Primário.

Como a escola não podia concentrar-se somente no atendimento aos filhos dessas famílias, teve de ser aberta a possibilidade de matricular outras crianças. Durante a fase de implantação, a escola cresceu. No entanto, à medida que os filhos dos fundadores iam terminando o curso e saindo para outras escolas, começou a decrescer essa empolgação e em 1968, a instituição estava à beira de encerrar suas atividades.
Nesse instante, um outro grupo de pais, preocupados agora em não perder a escola, encontrou a saída mágica para a sua sobrevivência: transformar todas as famílias interessadas em associados, criando uma cota de participação, mantendo o mesmo espírito de finalidade não-lucrativa e concentrando nas mãos dos pais a gerência da Associação. Ficavam assim institucionalizadas as entradas permanentes de novos recursos (além das contribuições naturais de manutenção) e a garantia do interesse de sua gestão pelo constante ingresso de novas famílias.
Graças a esta transformação, a instituição cresceu consideravelmente, criando em 1970 o antigo Curso Ginasial e em 1974 o 2.º Grau; cresceu o seu patrimônio com a compra, através de recursos próprios, do imóvel que então ocupava em 1968 e em 1975 de um prédio contíguo com empréstimo da Caixa Econômica Federal. Foram construídas novas instalações e em 1993 outro imóvel foi adquirido, onde ficaram as novas dependências da Educação Infantil.

A ampliação e a modernização de suas dependências para atender às exigências do seu padrão de ensino é tarefa que se impõe às gerações mais novas de associados, apesar de toda a crise econômico-financeiro-social que o país atravessa. Toda a atividade financeira e patrimonial da Associação é, por estatuto, iniciativa e responsabilidade das famílias, consideradas como associados, às quais em assembléias cabe eleger uma Diretoria Executiva, um Conselho de Representantes, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética para operá-la por um prazo de dois anos, cargos estes que não conferem aos seus integrantes qualquer regalia em relação aos demais associados.
A esta Diretoria e a este Conselho de Representantes cabe a indicação de um profissional na área de educação para exercer a função de Diretor Pedagógico da Escola, a quem incumbe a organização da equipe docente e a gestão da vida escolar.

Fazem parte, hoje, do quadro associativo 550 famílias, com 753 alunos matriculados. Estão matriculados, também, 29 filhos de professores. Encontram-se distribuídos em 36 turmas pelos diversos segmentos, assim:
▪ Educação Infantil: 97 alunos em seis turmas;
▪ 1º ao 5º ano/EF: 255 alunos em doze turmas;
▪ 6º ao 9º ano/EF: 277 alunos em onze turmas;
▪ Ensino Médio: 124 alunos em seis turmas.
A Educação Infantil é oferecida nos turnos da manhã e da tarde. Já o ensino de 1º ao 5º ano/EF está concentrado no turno da tarde, enquanto que os de 6º ao 9º ano/EF e Ensino Médio no turno da manhã. Em 24/06/1993 foi instituído na AEMC o Fundo de Garantia à Educação (FGE). Corresponde a 3% das mensalidades e possui uma regulamentação própria. Esse fundo beneficia o aluno em caso de falecimento do associado titular, garantindo-lhe os estudos até a 3ª série do Ensino Médio, exigindo-se apenas uma carência de 24 meses a partir de seu ingresso ou retorno a EMC.

A escola conquistou um alto conceito na localidade. Respaldam o bom padrão de ensino do estabelecimento os resultados finais dos exames vestibulares às Universidades dos quais participa desde 1977 e os resultados oficiais divulgados pela UFRJ e pela UERJ onde já conseguiu colocações que vão do 2º ao 20º lugar, dentre as quase trezentas unidades que participam.
E, que bom ensino é esse? O projeto pedagógico da escola é construído de forma coletiva: equipe de direção, professores, privilegiando ações que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do potencial crítico dos alunos, sem esquecer da dimensão humana e cultural, dos valores éticos e estéticos, tentando transmitir e construir o conhecimento acumulado pela humanidade e, quem sabe, produzir novos conhecimentos. Porém, nada se conseguiria se não se atribuísse em todas as ações algo simples e grandioso ao mesmo tempo: SERIEDADE.
A AEMC é hoje uma experiência devidamente comprovada, alimentada de um lado pelo entusiasmo de sucessivas gerações de associados, interessados em dotar a escola do que ela precisava para possibilitar uma boa formação a seus filhos; de outro, pela dedicação, o empenho e a qualidade dos profissionais que a serviram - e ainda a servem.
O desafio que se impõe aos novos associados e profissionais em educação é buscar no passado a seiva que deve bem alimentar o presente para conduzir a instituição a um futuro que não desmereça a longa seqüência de conquistas conseguidas até esta data.
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