Bem Vindo à EXPO Cambaúba 2009 - Grupo de Geometria

Sob a orientação da Professora de Matemática Ana Paula, os alunos do 8o. ano prepararam para a Expo 2009 da Escola Modelar Cambaúba este Blog com o objetivo de fazer um estudo das mais diferentes formas geométricas encontradas na arquitetura, nas construções, parques e quaisquer lugares interessantes que fazem parte da nossa Ilha do Governador.

Aproveitando-se deste maravilhoso meio de comunicação, a internet, o grupo decidiu avançar ainda mais nos estudos da Ilha trazendo informações sobre sua história, suas características físcas, populacionais, suas curiosidades, além de falarmos um pouco também sobre nossa querida escola que este ano está completando 50 anos de atividades ininterruptas.

Você está convidado para participar desta Expo! Deixe aqui seus comentários, sua participação. Volte sempre e se gostar ajude-nos a divulgar !

Valeu ! Um abração!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Escola Modelar Cambaúba - 50 anos



CAMBAÚBA: HÁ 50 ANOS APRENDENDO COM VOCÊ !


Um Pouco de Nossa História

No ano de 1959, quando a Ilha do Governador era um bairro de escasso número de escolas e de reduzidos meios de transporte coletivo, um grupo de dezesseis famílias teve a idéia de fundar uma escola sem finalidade lucrativa, onde todos se sentissem responsáveis pela sua manutenção e crescimento. Nascia assim a Associação da Escola Modelar Cambaúba atingindo apenas uma clientela de pré-escolar e das séries iniciais do antigo Curso Primário.



Como a escola não podia concentrar-se somente no atendimento aos filhos dessas famílias, teve de ser aberta a possibilidade de matricular outras crianças. Durante a fase de implantação, a escola cresceu. No entanto, à medida que os filhos dos fundadores iam terminando o curso e saindo para outras escolas, começou a decrescer essa empolgação e em 1968, a instituição estava à beira de encerrar suas atividades.
Nesse instante, um outro grupo de pais, preocupados agora em não perder a escola, encontrou a saída mágica para a sua sobrevivência: transformar todas as famílias interessadas em associados, criando uma cota de participação, mantendo o mesmo espírito de finalidade não-lucrativa e concentrando nas mãos dos pais a gerência da Associação. Ficavam assim institucionalizadas as entradas permanentes de novos recursos (além das contribuições naturais de manutenção) e a garantia do interesse de sua gestão pelo constante ingresso de novas famílias.
Graças a esta transformação, a instituição cresceu consideravelmente, criando em 1970 o antigo Curso Ginasial e em 1974 o 2.º Grau; cresceu o seu patrimônio com a compra, através de recursos próprios, do imóvel que então ocupava em 1968 e em 1975 de um prédio contíguo com empréstimo da Caixa Econômica Federal. Foram construídas novas instalações e em 1993 outro imóvel foi adquirido, onde ficaram as novas dependências da Educação Infantil.



A ampliação e a modernização de suas dependências para atender às exigências do seu padrão de ensino é tarefa que se impõe às gerações mais novas de associados, apesar de toda a crise econômico-financeiro-social que o país atravessa. Toda a atividade financeira e patrimonial da Associação é, por estatuto, iniciativa e responsabilidade das famílias, consideradas como associados, às quais em assembléias cabe eleger uma Diretoria Executiva, um Conselho de Representantes, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética para operá-la por um prazo de dois anos, cargos estes que não conferem aos seus integrantes qualquer regalia em relação aos demais associados.
A esta Diretoria e a este Conselho de Representantes cabe a indicação de um profissional na área de educação para exercer a função de Diretor Pedagógico da Escola, a quem incumbe a organização da equipe docente e a gestão da vida escolar.



Fazem parte, hoje, do quadro associativo 550 famílias, com 753 alunos matriculados. Estão matriculados, também, 29 filhos de professores. Encontram-se distribuídos em 36 turmas pelos diversos segmentos, assim:

▪ Educação Infantil: 97 alunos em seis turmas;

▪ 1º ao 5º ano/EF: 255 alunos em doze turmas;

▪ 6º ao 9º ano/EF: 277 alunos em onze turmas;

▪ Ensino Médio: 124 alunos em seis turmas.

A Educação Infantil é oferecida nos turnos da manhã e da tarde. Já o ensino de 1º ao 5º ano/EF está concentrado no turno da tarde, enquanto que os de 6º ao 9º ano/EF e Ensino Médio no turno da manhã. Em 24/06/1993 foi instituído na AEMC o Fundo de Garantia à Educação (FGE). Corresponde a 3% das mensalidades e possui uma regulamentação própria. Esse fundo beneficia o aluno em caso de falecimento do associado titular, garantindo-lhe os estudos até a 3ª série do Ensino Médio, exigindo-se apenas uma carência de 24 meses a partir de seu ingresso ou retorno a EMC.





A escola conquistou um alto conceito na localidade. Respaldam o bom padrão de ensino do estabelecimento os resultados finais dos exames vestibulares às Universidades dos quais participa desde 1977 e os resultados oficiais divulgados pela UFRJ e pela UERJ onde já conseguiu colocações que vão do 2º ao 20º lugar, dentre as quase trezentas unidades que participam.
E, que bom ensino é esse? O projeto pedagógico da escola é construído de forma coletiva: equipe de direção, professores, privilegiando ações que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do potencial crítico dos alunos, sem esquecer da dimensão humana e cultural, dos valores éticos e estéticos, tentando transmitir e construir o conhecimento acumulado pela humanidade e, quem sabe, produzir novos conhecimentos. Porém, nada se conseguiria se não se atribuísse em todas as ações algo simples e grandioso ao mesmo tempo: SERIEDADE.

A AEMC é hoje uma experiência devidamente comprovada, alimentada de um lado pelo entusiasmo de sucessivas gerações de associados, interessados em dotar a escola do que ela precisava para possibilitar uma boa formação a seus filhos; de outro, pela dedicação, o empenho e a qualidade dos profissionais que a serviram - e ainda a servem.
O desafio que se impõe aos novos associados e profissionais em educação é buscar no passado a seiva que deve bem alimentar o presente para conduzir a instituição a um futuro que não desmereça a longa seqüência de conquistas conseguidas até esta data.

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