
As primeiras barcas - a vapor - atracavam na Freguesia e depois também no Galeão e na Ribeira e chegaram em 1838. Antes disso a Ilha era servida por embarcações à vela.
Durante muitos anos, o principal meio de transporte da Ilha do Governador para a Praça XV de novembro era a barca “ Terceira”, facilmente reconhecível à distância pela propulsão com rodas laterais e pelo sistema de acionamento destas rodas através de um conjunto de bielas que apareciam sobre o telhado da embarcação. Construída em madeira no Estaleiro Rodrigues Alves em 1911, transportava cerca de 800 passageiros além de até doze veículos No primeiro piso eram transportados os veículos, em fileiras de dois, e no segundo “ andar” os passageiros, embora muitos preferissem o vão da traseira para um agradável jogo de cartas, torcendo para que a viagem fosse o mais demorado possível . Afinal de contas, todos se conheciam ...
A partir de 1986 foi reativada a travessia marítima entre a Praça XV e a Ribeira, por serviço de barcas, ocasião em que o serviço de aerobarcos (hoje desativado) voltou a operar, realizando o mesmo percurso em 12 minutos.
Hoje em dia as Barcas se localizam no Cocotá e a viagem para a Praça XV demora cerca de 50 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário